top of page

1ª operação da Lei Seca do ano flagra mais de mil motoristas com sinais de embriaguez


Os índices de violência no trânsito ainda apresentam estatísticas negativas em todo o Brasil. Iniciativas como a criação da Lei Seca têm mobilizado o poder público e a sociedade numa soma de esforços para reduzir estes índices e chamar a atenção para os riscos de beber e dirigir. Desde então, muitas ações têm sido realizadas todos os anos, integrando todas as operações do país.

A primeira grande mobilização nacional deste ano foi feita pelo Fórum Permanente das Operações Lei Seca, realizada entre os dias 13 e 14 de janeiro. A operação flagrou 1.037 motoristas com sinais de embriaguez. Os condutores, impedidos de continuar dirigindo, foram autuados nas blitz efetuadas em 17 estados pela Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes de trânsito.

De acordo com o balanço divulgado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, foram feitos mais de nove mil testes de bafômetro e lavrados 823 autos de infração, além de 214 prisões e cerca de 626 automóveis removidos para depósito.

Segundo a Agência Brasil, um estudo do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, mostrou que a Lei Seca salvou 41 mil vidas desde 2008 e poupou ao país mais de R$ 550 bilhões, em perda de produto e renda.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) colocam o Brasil em quarto lugar no ranking de acidentes de trânsito nas Américas, atrás da República Dominicana, Belize e Venezuela. São 47 mil mortos por ano no país e 400 mil com alguma sequela por causa de acidentes. Durante a Semana Nacional do Trânsito, ocorrida em setembro do ano passado, dos 19.328 motoristas submetidos ao teste do bafômetro, 2.549 revelaram sinais de embriaguez.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page