top of page

Como chegar a Santiago do Chile


Chegar a Santiago é tarefa fácil para os brasileiros. Depois de escolher quando ir à capital chilena, de acordo com seu gosto pessoal e com o que você quer ver, planejar a viagem é o próximo passo.

Santiago é uma cidade moderna e histórica ao mesmo tempo. Se quiser organizar melhor seus dias, eu sugiro que você leia: Seis dicas do que fazer em Santiago e arredores.

Você pode conhecer um pouco da história do Chile visitando museus, igrejas e palácios. Pode, também, se encantar com a natureza que cerca o lugar. Afinal, Santiago fica a pouco mais de 500 metros acima do nível do mar, cercada por picos das Cordilheiras dos Andes.

É possível aproveitar a neve nas estações de esqui ou curtir o verão das cidades litorâneas das redondezas. Mas, antes, você precisa se organizar para chegar a Santiago.

Como chegar a Santiago

Avião | Chegar a Santiago de avião é a maneira mais prática e rápida de pisar em territórios chilenos. A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL). Ele é o mais importante do país.

As companhias Gol, Latam, Avianca e Aerolíneas Argentinas fazem o trajeto do Brasil a Santiago. Dependendo de onde você estiver, é provável que tenha que fazer escala em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

O tempo de viagem até a capital do Chile pode variar bastante. Mesmo que o país seja nosso vizinho, a ideia de que chegar até Santiago é algo rápido pode estar errada. Partindo de cidades do sudeste, por exemplo, o trajeto demora quatro horas. Mas, para quem sai do norte do Brasil – devido às paradas – o trajeto pode chegar a dez horas de viagem.

Carro | Para quem quer curtir uma aventura e aproveitar os encantos da estrada – e são muitos encantos – uma viagem de carro é ideal. Para chegar a Santiago por terra, você precisa passar pela Argentina. Por isso, muita gente inclui uma parada em Foz do Iguaçu, Santa Fé, Mendonza e outras cidades lindas pelo caminho.

A capital brasileira mais próxima de Santiago é Porto Alegre e, partindo dela, são cerca de 30 horas de viagem. Saindo de São Paulo, o tempo na estrada sobe para 49 horas. Por isso, para quem quer cair na estrada, é legal pesquisar as atrações do caminho para fazer uma road trip incrível.

Ônibus | Chegar a Santiago de ônibus pode não ser uma boa ideia devido ao tempo de viagem e ao preço da passagem. Claro, se você encontrar promoções e dependendo de onde sair do Brasil, pode ser que seja uma boa pedida, mas de ônibus você não tem a mesma liberdade e conforto que teria se estivesse de carro.

E, a verdade é que, se você não tem a autonomia para ir de carro, é melhor esperar uma promoção de avião – que aparecem frequentemente – para fazer o trajeto do Brasil ao Chile, ao invés de passar muitas horas no desconforto dos ônibus. Afinal, independentemente de ser semi-leito ou leito, passar 54 horas,saindo de São Paulo, dentro de um ônibus não é nada confortável.

As principais empresas de ônibus são a Chilebus e a Pluma Internacional.

Uma vez dentro do país, optar por ônibus pode ser um jeito prático de chegar aos lugares. A vantagem é que é mais barato, menos burocrático e as linhas alcançam grande parte do país.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page