top of page

5 top softwares que todo gerente de logística precisa


Tudo é digital hoje em dia, inclusive a gestão de supply chain. Saber utilizar a tecnologia em todas as etapas do gerenciamento logístico ajuda bastante os profissionais da cadeia de suprimentos a manterem uma estratégia de gerenciamento econômica e eficaz.

Sabemos que é um trabalho estressante controlar a logística diariamente. Por isso, disponibilizamos esta pesquisa sobre as melhores ferramentas de gerenciamento de logística para baixar o peso nos seus ombros. Com processo de automação versátil, rastreamento inteligente e muitos outros recursos úteis, os softwares abaixo são exatamente o que você precisa no universo de supply chain digitalmente globalizado.

1. Software de Gerenciamento de Transporte (TMS)

Soluções econômicas para transporte multimodal e otimização de todas as remessas são sempre um grande desafio para o setor. Então, por que não usar um TMS para resolver seus problemas? Ele ajuda você a transportar mercadorias da origem de produção para o destino do consumidor, fornecendo uma única plataforma de otimização da carga e visibilidade de toda a cadeia de fornecimento. O uso do TMS permite que você melhore a experiência do cliente ao receber seu produto, gaste menos tempo no gerenciamento de frete, economize mais em custos de frete e muito mais.

Software recomendado: Eyefreight TMS

Informações:

Eyefreight TMS é um provedor líder e um dos mais avançados softwares do mercado, muito utilizado por grandes empresas, como Mango, LEVI’s etc.

Características:

  • Fornece uma única plataforma para coordenação central, além de dados de visibilidade detalhados para operações complexas de transporte globais.

  • Oferece um eficaz gerenciamento de inventário por meio da identificação de locais de estoque, permitindo transferência de produtos entre empresas.

  • Melhora o serviço de atendimento ao cliente (SAC) relativo a pedidos de entrega.

2. Software de Otimização de Rota

Entrega atrasada é o pesadelo de qualquer gerente de logística. A ferramenta de otimização de rotas funciona como um apanhador de sonhos para evitar qualquer pesadelo, exceto pelo fato de que isso não acontece magicamente. O software de otimização de rotas é uma ferramenta para identificar a rota de transporte mais econômica para você, automaticamente, reunindo dados como número de motoristas, frequência de congestionamento, número de paradas ao longo da viagem de entrega, previsão do tempo etc.

Software recomendado: vRoute

Informações:

O vRoute é um excelente Software de Gerenciamento de Rotas que ajuda a economizar 40% do custo de logística, trabalha de mãos dadas com outras ferramentas de gerenciamento e otimiza sua rota de entrega ao máximo, especialmente nos mercados asiáticos.

Características:

  • Vem com um aplicativo suave, baseado na web, projetado para as necessidades reais do gerente de logística, além de ser um aplicativo fácil de usar por entregadores.

  • Monitora automaticamente o progresso da rota de entrega em tempo real e permite o re-encaminhamento imediato, se necessário.

  • Faz a otimização de roteamento automaticamente - desde o progresso da entrega, locais do cliente, capacidades de carga até as preferências de direção, para que você não precise passar horas fazendo as mesmas tarefas.

  • Painel de controle interativo e fácil de usar, para melhor controle sobre a entrega em tempo real.

3. Software De Previsão de Demanda

Até mesmo o gerente de logística mais experiente pode achar a previsão de demanda uma tarefa desafiadora, especialmente quando há toneladas de números e relatórios de rastreamento com os quais ele precisa trabalhar. É aí que um software de previsão de demanda é útil. Ele analisa, avalia e projeta previsões de demanda de mercado, de forma precisa e confiável, para um melhor planejamento de estoque. Usando um bom software, você terá uma previsão mais precisa de tendências de mercado, maior satisfação do cliente com base nas demandas previstas, redução do custo de logística, graças à minimização de riscos, além de muitos outros benefícios.

Software recomendado: JDA Software

Informação:

O software JDA é um dos melhores softwares de gerenciamento de cadeia de suprimentos. Ele oferece uma previsão precisa sobre a demanda do mercado para reduzir os custos da cadeia de suprimentos, otimizar o estoque e aumentar o giro de estoque.

Características:

  • Oferece planejamento de cenário colaborativo, em tempo real, do relacionamento de demanda e fornecimento.

  • Fornece previsões precisas para novos produtos.

  • Fornece interface web intuitiva, bem como recursos móveis para facilitar as contribuições de seus parceiros e partes internas interessadas.

4. Sistema de Gerenciamento de Armazém

Trabalhando com gerenciamento de armazenagem, você deve estar familiarizado com seus maiores desafios, como previsão de estoque imprecisa, falta de conhecimento sobre a localização do inventário, processos redundantes etc. Um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é a chave para resolver todas as operações diárias do armazém. Essa ferramenta prática permite o gerenciamento centralizado de tarefas, como o rastreamento de níveis de estoque e locais de estoque, e também ajuda a reduzir o custo de gerenciamento de logística com eficiência.

Software recomendado: Accellos WMS

Informação:

O Accellos WMS é um WMS poderoso, em tempo real e rico em funções para aumentar a produtividade da operação do armazém e reduzir os custos extras de armazenamento.

Características:

  • Integra plataformas entre o armazém e o ERP, o gerenciamento de pedidos, o comércio eletrônico ou o sistema de compras.

  • Trabalha perfeitamente com muitos pacotes populares de contabilidade / entrada de pedidos e sistemas de remessa, para fornecer a solução definitiva para a cadeia de suprimentos.

  • Monitora inventário, canais, devoluções, envio, gerenciamento de pedidos com planejamento de demanda efetivo.

5. Software de Varredura de Código de Barras

Você está cansado do processo redundante de passar o código de um produto por várias mãos apenas para reconhecer e confirmar esse pedido de produto? Diga adeus a este cenário. A tecnologia de leitura de código de barras existe para eliminar todas as restrições de entrada manual de dados, como erros de transcrição, de verificação de peças, devolução, recebimento e reordenação. A ferramenta de leitura de código de barras economiza tempo e dinheiro, em todos os aspectos de cada transação.

Software recomendado: Scandit BARCODE SCANNER SDK

Informação:

O Scandit é um software revolucionário de leitura de código de barras (BSS - Barcode Scanning Software) que substitui scanners comuns e volumosos, transformando smartphones em scanners de nível corporativo. Em meados de 2015, o software atingiu 20.000 licenças em mais de 100 países.

Características:

  • Fornece velocidade e precisão inigualáveis na leitura de códigos de barras, a partir do seu dispositivo móvel.

  • Permite a verificação de código de barras a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo, sob qualquer condição.

  • Suporta fácil compartilhamento de dados entre plataformas.

No mercado brasileiro, existem ainda outros softwares de gerenciamento logístico disponíveis. Pesquise e escolha os seus. Bom trabalho!

Fonte: ABIVIN

Tradução e conteúdo adaptado: Claudia Rachid

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page