top of page

No Dia do Motorista, a palavra de ordem é segurança na estrada


Amanhã (25) é Dia do Motorista. Por isso, é importante refletirmos sobre a segurança dos nossos caminhoneiros. Além do mais, nunca é demais relembrar algumas dicas para você que pega a estrada evitar acidentes. Afinal, conduzir um caminhão grande não é o mesmo que dirigir um carro ou outro veículo menor. Motoristas comerciais sempre precisam estar atentos aos arredores das estradas, especialmente em tráfego pesado ou mesmo durante o descanso. Muitas dicas de segurança, no entanto, se aplicam a condutores de todos os veículos. Aqui estão algumas atitudes simples que os motoristas podem fazer para manterem a si mesmos e aos outros seguros:

Fique longe do telefone celular

> Os telefones celulares distraem em até 37% os motoristas, reduzindo a atividade na parte do cérebro que se concentra em dirigir.

> Nunca envie mensagens de texto enquanto dirige. As estatísticas mostram que os motoristas desviam o olhar da estrada em média 46 segundos por minuto enquanto enviam SMS.

> Mensagens de texto ao volante aumentam a chance de acidente em até 23 vezes o risco normal.

> Assegure-se de que suas mãos estejam livres caso você precise usar ou atender ao telefone enquanto dirige. O ideal é não utilizá-lo dirigindo.

Faça pausas

> Após 18 horas acordado, a capacidade de julgamento (discernimento) de um motorista fica tão prejudicada, como se ele tivesse um teor de álcool no sangue de 0,08%. Portanto, descanse antes de dirigir.

> Caminhoneiros são obrigados pela Lei a fazer um intervalo de meia hora para cada oito horas de condução. Ignorar essas regras é perigoso.

> Os caminhoneiros devem ser encorajados a fazer pausas adicionais se ficarem cansados durante a condução.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page