top of page

Dia Nacional do Trânsito: os cuidados que se devem ter com os 'pontos cegos'


Você já levou uma fechada de um caminhão? Em alguns locais, principalmente em rodovias, a manobra é tão corriqueira que parece ser feita propositalmente pelos motoristas do veículo de carga. Porém, nem sempre a culpa é do condutor e sim da falta de visibilidade, conhecida como pontos cegos. Pois a segurança no trânsito é fundamental e a atenção deve ser redobrada quando o assunto são os veículos pesados.

O que são pontos cegos?

Pontos cegos são as áreas que o motorista não consegue observar de modo direto. De forma simples, são os locais que o condutor não consegue ver de dentro do veículo. Diversos automóveis possuem essa característica, sendo ela mais presente naqueles de maior porte.

Os pontos cegos mais comuns são os traseiros. Em veículos maiores, como caminhões e carretas, as partes mais baixas também são difíceis de serem visualizadas. O motorista deve conhecer todos esses locais de visualização inexistente para evitar acidentes e promover a segurança no trânsito.

Como identificar os pontos cegos?

Segundo um boletim técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é possível identificar situações onde a visão do motorista em um caminhão é prejudicada. Segundo os dados, os pontos cegos estão:

– Em diagonal à dianteira da cabine;

– Região ao final da cabine dos dois lados;

– Próximo à dianteira da cabine;

– Atrás do caminhão, a pouca distância do final da carreta ou baú;

– Do lado direito da cabine.

Alguns veículos mais modernos possuem sensores de aproximação que ajudam a minimizar os pontos cegos, porém, todo cuidado é necessário.

Segurança no trânsito

Existem algumas dicas para o motorista evitar qualquer tipo de acidente causado pelos pontos cegos. Essas informações de segurança no trânsito são ainda maiores quando o veículo transita próximo de um caminhão. Confira:

– Nunca ultrapasse pelo lado direito;

– Mantenha uma distância de segurança e deixe o veículo mais à esquerda da via;

– Evite trafegar ao lado dos veículos pesados, principalmente do direito;

– Ao ultrapassar, mantenha a velocidade constante. Não desacelere, pois você pode estar no ponto cego dianteiro;

– Ao perceber a aproximação do caminhão, acione a buzina imediatamente;

– Tente manter contato visual com o motorista do caminhão pelos retrovisores. Se o contato é feito, significa que ele consegue te ver;

– Nunca tente competir com o caminhão. Ao detectar a intenção de alguma manobra, espere a sua vez.

Solução para caminhões

Assim, mesmo com as dificuldades de visualização, os motoristas de caminhões podem contar com a tecnologia para ter mais segurança no trânsito. Com o uso de um rastreador veicular é possível traçar as melhores rotas, verificar os melhores horários para o tráfego e controlar a velocidade do veículo.

Além disso, qualquer imprevisto ocorrido é mais fácil a resolução. Do mesmo modo, com o sistema de monitoramento é possível identificar a localização do caminhão, em tempo real, possibilitando assim a tomada de decisão de forma rápida e eficiente.

Logo, promova a segurança no trânsito e tenha cuidado com os pontos cegos dos veículos pesados. Em conclusão, Essas foram algumas dicas de como evitar acidentes proporcionados pela falta de visão.

Fonte: Declatrack

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page