top of page

Álcool em gel - seu veículo está seguro?


Com a pandemia da Covid-19, um novo elemento passa a fazer parte do nosso ‘kit rua’ de sempre (carteira, celular, documentos e chaves de casa), usado quando saímos de carro ou caminhão: o álcool em gel. Este é, sem dúvida, um bom hábito que veio para ficar, pois ajuda a nos protegermos do coronavírus. Mas, o que dizer daqueles motoristas que, por praticidade, preferem guardar o álcool em gel no interior de seus veículos? O quão segura é esta opção?

Navegando pelos noticiários da web e pelas redes sociais, nos deparamos com um ou outro relato de incêndios de automóveis provocados pela combustão de álcool em gel no interior dos mesmos. A maioria dos especialistas em química ouvidos pela imprensa concorda que isso é bastante improvável e pode não passar de mais uma fake news (notícia falsa). Para o álcool em gel entrar em autocombustão, seria necessária uma temperatura de, no mínimo, 300 graus Celsius, o que é pouco provável de ocorrer, mesmo que um carro ficasse ao sol por muito tempo.

A substância em gel não volatiza com facilidade, pois segura o álcool dentro de sua estrutura e não se espalha – diferente da substância no seu estado líquido, que gera mais vapor, podendo saturar o ambiente e, em contato com alguma faísca, por exemplo, causar até uma explosão.

Apesar do álcool em gel ser mais seguro que aquele no estado líquido, especialistas da área recomendam muito cuidado com seu armazenamento e sua utilização dentro dos veículos. Confira as dicas:

> O ideal é que o álcool em gel seja levado com você, na bolsa, em quantidades pequenas, e não deixá-lo solto no interior do veículo.

> Evite transportar ou guardar álcool em gel dentro do veículo, se ele tiver que ficar com as janelas fechadas e ao sol. Afinal, ‘o seguro morreu de velho’.

> Se só for possível deixar o carro no sol, não deixe o frasco de álcool em gel onde possa bater sol. Guarde-o embaixo dos bancos, no porta-luvas ou leve-o para fora do carro com você.

> Mesmo que o carro fique à sombra, o frasco de álcool deve ficar bem fechado. Certifique-se!

> Álcool no estado líquido dentro do veículo, jamais.

> Jamais passe álcool em gel nas mãos, no painel, volante ou câmbio do carro e acenda um fósforo ou isqueiro em seguida. O fogo gerado por este tipo de substância em gel é invisível por alguns segundos, podendo causar incêndio.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page