Crescimento do PIB de Transporte reforça intenção do Grupo TGA em novos negócios no Brasil e Mercosu
Confiante no crescimento do setor de transporte, o Grupo TGA anuncia aquisições de equipamentos, incorporação da Logística 4.0 nos seus processos e investimentos no transporte internacional de cargas especiais entre Brasil e Mercosul.
O PIB do setor de transporte, armazenagem e correio cresceu 2,2% em 2018, chegando a R$256,08 bilhões, ou seja, o dobro do PIB total da economia do país, que avançou só 1,1% no mesmo ano. A informação está no boletim Economia em Foco, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que também assinala a expectativa de crescimento do setor em 2,5% para este ano, devendo chegar a 6,5% em meados de 2020. Os dados reforçam ainda mais a confiança do Grupo TGA no fortalecimento crescente do mercado nacional e na decisão da empresa de investir em novos negócios, no Brasil e no Mercosul.
Ainda segundo a CNT, apesar das atividades de transporte e armazenagem terem registrado seu melhor desempenho no ano, atrás apenas dos setores imobiliário (+3,1%), comércio (+2,3%) e indústria da eletricidade e serviços correlatos (+2,3%), o setor ainda não se recuperou da recessão econômica ocorrida entre 2014 e 2016. Porém, as operadoras demonstram otimismo.
“O Grupo TGA está bastante confiante, mais em função da excelente performance que temos tido e das demandas do mercado do que da economia em si, uma vez que ainda há muitas incertezas sobre as regras que pretendem fazê-la crescer”, alinhava Adilson Santos, CEO da holding. “Sendo assim, nossa expectativa para os próximos anos é crescer em novos negócios, otimizando nossos serviços com investimentos em tecnologia e capacitação profissional, e incorporando outros, como o transporte de cargas especiais para o Mercosul”, completa Santos.
Transporte de carga especial do Brasil para o Mercosul, feita a partir de São Paulo
Adequando-se à Logística 4.0
A retomada do crescimento do mercado também traz para a empresa a preocupação com a produtividade, a agilidade na comunicação com os clientes e na segurança da carga dos mesmos. Portanto, a operadora tem apostado bastante na Logística 4.0, finalizando a implantação de sistemas de tecnologia que integrarão os processos nas áreas do transporte e da logística. Isso inclui automação, WMS, equipamentos modernos e autônomos para embalagem e leitura de códigos de barra etc.
Máquina italiana autônoma para embalagem - equipamento de última geração
Frota própria ampliada
Para o setor de transporte de carga, o ano de 2018 ficou marcado por medidas importantes que impactaram o negócio. Por isso, manter um fluxo contínuo e eficaz do transporte das mercadorias de atuais e novos clientes tornou-se uma preocupação ainda maior para a empresa, enquanto transportadora. Para garantir as operações de transporte internacional (Brasil-Mercosul / Mercosul-Brasil) e as específicas para o segmento do agronegócio, o Grupo TGA incorporou à sua frota 10 novas carretas syder e 08 cavalos mecânicos. Para 2019, a empresa também espera investir na aquisição de outros 30 syder, 20 caminhões-baú e 15 cavalos mecânicos. “Trata-se de um investimento que trará ainda mais segurança aos embarcadores”, afirma o CEO.
Cargas Especiais para Brasil-Mercosul-Brasil
Ampliar o fluxo do transporte internacional de carga, intensificar o transporte de cargas especiais (de projeto e excedente) para os países do Mercosul e otimizar o serviço de transporte para o setor do agronegócio, são algumas das iniciativas do Grupo TGA para 2019.
A mais recente dessas ações foi no âmbito da expansão dos negócios para a Região Sul do país, por meio da abertura da filial Joinville/RS, anunciada durante a feira Logistique, em outubro de 2018. “A partir desta nova base, teremos condições de atender a um número maior de embarcadores das localidades adjacentes, tanto no transporte nacional, como no internacional (do Brasil para o Mercosul, e do Mercosul para o Brasil), com o know-how de quem está no mercado há quase 25 anos”, afirma Adilson Santos.
“Outra novidade foi termos vencido o concurso de comunicação visual e pintura de frota, promovido por uma das maiores editoras do país, mostrando que a empresa também se preocupa em comunicar aos seus clientes, de forma adequada e criativa, os valores inseridos no seu branding”, comemora o CEO.